No próximo dia 20, os riomafrenses poderão participar de um arraiá para toda a família e seus cães. A partir das 14h, a Praça João Pessoa será sede da 2ª Festa Cãopira, promovida pelo Abrigo de Cães São Francisco de Assis. O evento trará atrações para o público infantil e para os cães, que poderão se inscrever em um divertido concurso de cão caipira mais bem caracterizado.
A última edição da festa foi prestigiada por cerca de 300 pessoas e 90 cães. A exemplo do ano passado, a tarde Cãopira terá comidas típicas, pescaria para as crianças e vendas de artigos diversos. Mas o grande atrativo é o concurso do cão caipira mais fashion, que irá premiar os pets mais bem trajados. Haverá ainda, a premiação do cãozinho mais curtido no concurso “Meu cão é a maior curtição II”, promoção realizada através da página do Abrigo nas redes sociais. Também será realizada a premiação da Ação entre Amigos, que desta vez irá sortear um aparelho Tablet da Foston e um secador de cabelos.
A inscrição para o concurso do Cãopira mais fashion pode ser feita no local do evento, ao custo de R$5. A participação na promoção “Meu cão é a maior curtição”, é gratuita; no entanto é necessário enviar uma foto do animalzinho participante para o email abrigocaes.saofranciscodeassis@gmail.com
Recursos
Além de uma tarde descontraída entre as famílias e seus animais de estimação, a festividade visa arrecadar recursos para a manutenção das atividades do Abrigo. Desde a inauguração da sede da associação, no mês de fevereiro deste ano, cerca de 25 cães são mantidos sob a tutela da entidade, que respeita rígidas normas de lotação, higiene e qualidade de vida estipuladas pela Sociedade Mundial de Proteção Animal.
Para que o abrigo possa chegar à sua lotação máxima – de 40 cães – é necessário haver uma ampliação na arrecadação. “Temos atualmente cerca de 80 associados, que contribuem mensalmente com quantias a partir de R$5”, explica a tesoureira do Abrigo, Denise Kuhn Uhlmann. Segundo a tesoureira, as doações não têm sido suficientes sequer para manter os 25 cães atualmente tutelados pela associação e com isso, a renda obtida com a realização de eventos acaba sendo utilizada para inteirar as despesas mensais de tratamento dos cães. “O mais triste é que muitas das pessoas que nos cobram, exigem uma solução para o cãozinho que encontram abandonado perto de sua casa, jamais se preocuparam em dar qualquer tipo de auxílio para alguma entidade protetora dos animais”, observa. Além da participação nos eventos, quem quiser auxiliar na manutenção dos trabalhos, pode se tornar associado do abrigo. Para tanto, basta preencher a ficha de inscrição disponível na Clínica Veterinária Crie Bem.