A localidade de Bela Vista do Sul recebeu a equipe da Secretaria Municipal da Criança e Ação Social/PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), na última terça-feira, 18, para conhecer os detalhes dos cursos de Bovinocultura de Leite e Horticultura Orgânica.
A secretária da pasta abriu a reunião falando da importância de participar de cursos do Pronatec. “Trouxemos os cursos para interior, para que o agricultor não precise se deslocar até o centro da cidade para participar”, explicou. Aproveitou a oportunidade para destacar a importância do cadastro único e do Bolsa Família – políticas públicas que oferecem benefícios ao cidadão. Também durante o evento foi enaltecido que cursos como estes colaboram para agregação de valor e renda para o produtor.
Os cursos
Para as localidades de Bela Vista do Sul e São Lourenço foram ofertados os cursos de bovinocultura de leite, já para Irara e Rio Branco I, o de horticultura orgânica.
A coordenadora do Pronatec, Araci Turchen Makohin, explicou que para que os mesmos aconteçam devem-se preencher 15 vagas. “É necessário que o interessado tenha 18 anos completos até a data de início do curso e Ensino Fundamental Incompleto (1ª a 4ª série)”, disse. O curso de Bovinocultura tem uma carga horária de 200 horas e o de Horticultura 160 horas. Araci completou dizendo que os 27 cursos do Pronatec em Mafra são realizados em parceria com o SENAI, SENAC, SEST SENAT e SENAR.
Vale lembrar que para realizar a inscrição, o interessado deve portar Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), ser inscrito no CadÚnico e matricular-se até o dia 15 de março na Secretaria da Criança e Ação Social. O início das aulas está previsto para 24 de março.
Lucinéia Martins, auxiliar administrativo, falou sobre o cadastro único e os programas sociais que utilizam dados da base deste cadastro para seleção e acompanhamento de beneficiários. “São 14 programas trabalhados no município que usam como base de dados o CadÚnico, como o próprio Pronatec, programa bolsa família, tarifa social de água, de luz, carteirinha do idoso, passe livre, serviço de fortalecimento de vínculos, entre outros”, disse.
Bovinocultura de Leite
O aluno que participar deste curso vai aprender a gerenciar atividades produtivas do leite (planeja, organiza, controla e avalia a atividade de produção), operar máquinas e equipamentos, ter conhecimento sobre normas sanitárias, legislação e demais informações pertinentes ao tema do curso.
Horticultura Orgânica
No curso de horticultura orgânica o aluno vai aprender técnicas sobre o cultivo de verduras, frutas, legumes e demais hortaliças sem o uso de agrotóxicos e ainda a forma correta de tratamento do solo.
Palavra de agricultor
Os agricultores Israel Carvalho, 40 anos, e Douglas Kleine, 21, mostraram interesse pelos cursos. “Tenho bastante conhecimento, mas nunca é demais. Tudo que se aprende é importante”, disse Israel. Já Douglas completou dizendo que apesar dos afazeres do trabalho diário, gostaria de participar. “Tenho criação gado e pretendo trabalhar com leite. Tentei antes, mas por falta de conhecimento não foi adiante. Com o curso de bovinocultura, ajudaria, pois teria mais força de trabalho”, finalizou.