A família do aluno Guilherme José Sauer que conquistou o 2º lugar na categoria ensino fundamental – (3º, 4º e 5º anos) – Conto, no XII Prêmio Denatran de Educação no Trânsito recebeu no dia 14 de novembro, via SEDEX , o banner confeccionado com o seu conto, troféu, certificado de participação e uma cópia do cheque no valor de R$ 3 mil – já depositado.
A entrega dos prêmios aconteceu em Brasília no dia 05 de dezembro, mas a família de Guilherme não pode comparecer, por motivos particulares. A equipe da Escola Municipal de Ensino Fundamental Campo da Lança declarou estar feliz com a conquista do prêmio. “Todos ficamos felizes por esta conquista e pelo incentivo aos alunos e demais cidadãos a serem mais responsáveis no trânsito”, afirmou a diretora Eugênia Krzesinski Dalmolin.
Guilherme José Sauer cursou em 2012 o 4º ano na EMEF Campo da Lança. Ele participou com trabalho desenvolvido no projeto “Se essa rua fosse minha” conquistando o segundo lugar nacional em sua categoria com o conto “Eu sou legal no trânsito”.
Foi por meio do projeto “Se esta rua fosse minha”, que o tema trânsito foi levado para a sala de aula, numa ação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento urbano – DETRAMM da Prefeitura de Mafra. Com o projeto foram capacitados professores que trabalharam o tema com os alunos. O prefeito Paulinho Dutra parabenizou a todos pelo empenho e em especial ao aluno, pelo 2º lugar obtido.
Conto escrito pelo aluno Guilherme José Sauer
Eu sou legal no trânsito
Eu sou o Rellim, sou um lindo carro de passeio. Quando saio para a cidade, sempre atento eu fico com as lindas faixas de pedestres, com listras brancas e sempre dando preferência para os pedestres.
Mais adiante me deparo com o belíssimo sinaleiro de três cores: o vermelho me faz parar para ver o meu amor passar, o amarelo ouro me dá atenção até que eu possa atravessar, o verde esperança me dá a certeza de que é hora de ir em frente para que eu possa me divertir.
Correndo a 20, 40, 60, 80km por hora até que eu possa chegar em segurança com a minha velocidade reduzida, para passar uma lombada deslumbrante, para poder cuidar dos meus companheiros de passeio.
Quero que todos tenham um belo dia, sem se acidentar.
Seja educado no trânsito.
Seja legal, assim como eu, Rellim.