Os alunos Gustavo Ruthes Prohmann e Milene do Rosário da Escola Estadual Inácio Schelbauer, de Rio Negro, acompanhados de suas mães, da professora Carla Borba e da diretora Miriam Dallagnol Uhlig, estiveram em BrasÃlia nos dias 10 e 11 de dezembro como finalistas da OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Na ocasião, além dos prêmios recebidos, tiveram a grata surpresa de ver seus textos publicados na coletânea que reúne os textos dos alunos finalistas da edição 2012.
A escola parabeniza os novos escritores e a professora que tão bem apoiou seus alunos, ajudando-os a descobrir a força que a escrita tem.
Sobre a OlimpÃada
A OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A OlimpÃada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o paÃs. Na 3ª edição participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: Poema no 5º e 6º anos EF; Memórias no 7º e 8º anos EF; Crônica no 9º ano EF e 1º ano EM; Artigo de opinião no 2º e 3º anos EM. Nos anos Ãmpares, desenvolve ações de formação presencial e a distância, além da realização de estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos.
Uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec — Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária, a OlimpÃada de LÃngua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
* Com informações do site do Cenpec