No dia 21 de setembro, Dia da Árvore, a equipe da EMEB Augusta Vitória e alunos plantaram árvores no pátio, com objetivo de sensibilizar e promover ações que tragam resultados futuros, promovendo a qualidade de vida das próximas gerações e embelezamento do ambiente. Cada turma plantou a sua árvore, com o compromisso de cuidá-la. Os alunos e funcionários receberam também uma muda para plantar em casa, levando a ideia-ação para todas as famílias da comunidade escolar.
Para a diretora Cleidineia Gontarski Dvojatzki, o evento foi um momento para refletir sobre a conservação da natureza e preservação das matas. “São pequenas ações desenvolvidas com nossos alunos e transmitidas as pessoas a nossa volta que promovem mudanças nas atitudes da população”, destacou. Já Edi Skonieski, morador da comunidade, lembrou sua infância. “No meu tempo de escola, neste dia ganhávamos uma árvore para levar para casa, plantar e cuidar”.
Reflexões da escola
A equipe da escola trabalhou a ideia de que a árvore é um ser vivo e, portanto merece respeito e cuidados. “A árvore não nos prejudica, o que seria suficiente para respeitá-la. Quando alguém destrói uma delas está destruindo uma fonte de vida no planeta”, explicou Cleidineia. Ela acrescentou ainda que “é gratificante ver nossas crianças comentando: ‘Professora! Minha árvore vai crescer se eu cuidar dela com amor; …chegar em casa e plantar minha árvore junto com o pai’. Os nossos pequenos estão semeando conhecimento”.
As mudas foram doadas pela Afubra por meio do Projeto Verde é Vida -, o qual a escola participa desenvolvendo ações ambientais.
Projeto Verde é Vida
É um programa permanente de educação ambiental que leva às comunidades, por meio das escolas, informações, conceitos e práticas de preservação ambiental. O Verde é Vida atua nas comunidades rurais onde a Afubra está presente, defendendo os interesses dos pequenos agricultores na fumicultura e na diversificação da propriedade rural. O Projeto Verde é Vida, deu continuidade a distribuição de mudas de árvores nativas nas escolas realizando com seu corpo técnico palestras sobre aspectos ambientais para alunos, professores e para a comunidade em geral.