Na última sexta feira (27), a Unimed SC anunciou, em Criciúma, os cinco vencedores da 12 edição do Prêmio de Jornalismo Unimed/SC. Entre os vencedores da categoria Novo Repórter está o mafrense Carlos Henrique Tauscher Fritzen, estudante do ensino fundamental da Escola Agrícola Municipal Prefeito José Schultz Filho. O vencedor recebeu um netbook e sua escola ganhou R$ 1 mil em doação de equipamentos a serem definidos em comum acordo com a Unimed SC. O garoto motivado pela professora Verônica topou o desafio e se sente feliz por ter sido premiado: “No começo achei difícil, mas valeu a pena.Estou feliz e meu sonho é ganhar um netbook, além de levar o nome da escola, e de Mafra para o estado e para fora dele”, declarou.

A professora Verônica contou que Carlos era o único entre os finalistas que está no 7º ano e que concorreu com 10 outros vídeos de outros municípios, além disso, foi o único vídeo classificado do planalto do norte. “Escolhemos o tema constipação e a partir daí desenvolvi maquete e texto. O Carlos foi o repórter, decorou o texto e apresentou o tema”. A professora destaca ainda o trabalho dos demais colegas que ajudaram na confecção, todos nominados nos créditos do vídeo “Vejo a classificação como reconhecimento e incentivo ao trabalho. Para mim, todos os alunos têm potencial” disse. Ela aponta também a importância dos recursos visuais na educação. “As disciplinas devem contar com recursos visuais que chamam a atenção do aluno para disciplina”. A professora responsável pelo vídeo vencedor, recebeu um final de semana em um hotel de lazer de Santa Catarina, com direito a acompanhante.

A seleção dos trabalhos vencedores entre os finalistas foi realizada na quinta feira (26), pela comissão julgadora formada pelos médicos Edson Campos e Álvaro Koening e pelos jornalistas Ana Raquel Merighi (TV Rede Paulista, Jundiaí/SP), Diogo Massaine Sponchiato (Revista Saúde, São Paulo) e Verônica Garcia Cobas (Editora de Publicações Cientificas do Rio de Janeiro). Todos os 178 trabalhos inscritos na 12ª edição do prêmio foram analisados pelos jurados.

Na categoria profissional os vencedores foram Greici Audibert, Wilian Pereira e Maria Carolina Bonamigo e Maria Carolina Bonamigo, da Revista Flash de Chapecó, com a matéria “Infinito Particular” (jornal/revista); Marcos Andrei Meller, da Rádio Peperi AM, de São Miguel do Oeste, com a matéria “Diabetes – um inimigo silencioso” (Rádio); e Tony Borges da RIC TV Record de Florianópolis, com a série “AIDS tem remédio, mas mata” (TV). Os vencedores de cada uma das subcategorias receberam como prêmio um kit com Ipad+Iphone. Os de mais finalistas ganharam uma viagem com acompanhante em um hotel de lazer de Santa Catarina

Na categoria Destaque Acadêmico venceram os estudantes Felipe Alves de Souza e Renata Santos Candemil, do Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina, em São José, com a matéria “Síndrome Susac” – Três histórias e um diagnóstico. Como prêmio os estudantes ganharam um smartphone Samsung galaxy. Todos os finalistas receberam um certificado constando sua condição de finalista ou ganhador do premio.

O Prêmio de Jornalismo Unimed SC é promovido pela Federação e as 22 cooperativas Unimed de Santa Catarina com o objetivo de estimular o tema Saúde na pauta dos veículos catarinenses. Em 12 anos de prêmio foram mais de 1.500 produções inscritas, com reportagens ressaltando a importância da prevenção e de atitudes de qualidade de vida que proporcionam uma vida saudável, além de denúncias que servem de alerta sobre práticas de saúde no estado.