Exposição de Artes do CAPS I de Rio Negro em comemoração ao Dia Mundial de Saúde Mental

Na tentativa de trabalhar junto aos usuários, familiares e sociedade a reflexão sobre a questão da saúde mental e oportunizar a todos a participar de uma atividade cultural. O CAPS organizou a “I EXPOSIÇÃO DE ARTE DO CAPS I – RIO NEGRO/PR”, aproveitando a data do dia 10 de outubro, data esta que se comemora o Dia Mundial da Saúde Mental.

A equipe multidisciplinar escolheu a confecção de artes, devido a essa atividade ser um recurso terapêutico muito usado nas oficinas oferecidas no CAPS; pois com as propostas terapêuticas em saúde mental desencadeadas pelo movimento da Reforma Psiquiátrica, a atividade artística tem assumido um lugar importante, percebe-se que por meio da arte como recurso terapêutico permite a promoção de recreação; o desenvolvimento de habilidades motoras e visuo-espaciais; aumento da autoestima; obtenção de material possível de interpretação; efeito tranquilizante; além de oportunizar expressão através de uma linguagem não-verbal – Pois o paciente psiquiátrico muitas vezes possui dificuldade em expressar seus pensamentos e sentimentos por meio da fala e a atividade artística oferece, portanto, um outro canal de comunicação.

Reformar essa psiquiatria asilar, excludente e segregadora requer que nos libertemos de muitos dos antigos paradigmas de continuam arraigados no cerne da sociedade moderna e através destes projetos propor novas maneiras de se construir significados a respeito da loucura.

O “louco” como é entendido pela sociedade na maioria das vezes e que antes deveria ser condenado ao confinamento nos antigos asilos e manicômios, vitimas de maus tratos, de rejeição, do preconceito, agora é aquele que possui um espaço diferenciado para se colocar diante da sociedade. É amparado por leis, é acolhido por novos modelos assistenciais como os CAPS; e que cabe a esses novos modelos propor e estimular atividades que oportunizem esses usuários a lutar por sua liberdade e pelo direito de espaço para discutir sua condição, diminuindo a cada dia os olhares espantados e o preconceito de uma sociedade que ainda reprime, normatiza e segrega.

Sendo assim, realizar uma exposição de artes construída pelos usuários oportuniza a produção/invenção deles para ser utilizado como importante dispositivo no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos portadores de sofrimento mental.

Os usuários deste serviço também adicionaram a comemoração do dia 10 de outubro uma campanha intitulada de “Loucos por Ajudar” da qual foi escolhido a arrecadação de caixas de leite longa vida que serão doadas a Rede Feminina de Combate ao Câncer.

Local:

Data:

Horário:

+ Eventos
Clique aqui e veja a lista dos eventos em Rio Negro e Mafra.
Fique ligado nos eventos
Informações de Rio Negro e Mafra em um só lugar.
Copyright © Guia Riomafra. Todos os direitos reservados.