No último dia 17 de fevereiro o Grupo “Anjos de Deus”, do Santuário Nossa Senhora Aparecida de Mafra, se reuniu e passeou por vários locais do Município, efetuando limpeza (coleta de lixo em alguns lugares mais frequentados pela população).
“E ontem rodando pela cidade com os Anjos de Deus fizemos uma limpa pelos trajetos mais frequentados pela população; como a Praça do Fórum, a Av. Felipe Schmidt e a Praça do Coreto. Não foi fácil e não acho que isso deva ser algo para se alegrar. A humanidade (ser racional) que poderia poupar todo esse trabalho de ir ajuntar a sua ”porquice”. Seria bem mais fácil e recomendado as pessoas cuidarem de seu lixo e o separarem conforme, ou simplesmente jogarem os resíduos em uma lixeira”, diz Yohranna Vasconcelos, ao mesmo tempo em que cita ser mais fácil deixar espalhado para cada vez mais mostrarmos o quão ignorantes somos ignorantes “sim, pois me diga que animal além de nós prejudica o próprio ambiente em que vive? Nenhum além de nós é claro”.
O Grupo disse que a comunidade não tem noção do quanto é suja nossa cidade “e isso que nem fomos muito longe (noção todos têm, não têm é vontade de mudar).
Mesmo orgulhosos pelo feito, os jovens reafirmaram que não é motivo para se alegrar, alguém um dia mobilizar um grupo a sair pela cidade ajuntando a ”falta de educação, higiene, consciência, bem estar (…) dos outros. Não achem que isso vai acabar por aqui, se formos hoje refazer o trajeto de ontem, haverá lixo novamente”.
“Enquanto separávamos o lixo, a Jiih Hlitchechem me falou de quanto lixo existe nessa cidade e então eu disse: ‘Éhh a gente tem nojo do próprio lixo, a gente o produz e o deixa incapaz de ser reciclado e depois tem nojo; então agora pense quantas pessoas vivem disso, quantas pessoas por mais ”nojento” e ”sujo” que sejam se alimentam da comida que jogamos fora, e todos conhecemos bem essa realidade, e seria bem mais fácil guardar um prato com a comida que sobrou e quando alguém necessitasse oferecer á ela’”!
Para o Grupo Anjos de Deus, é nisso que somos todos resumidos, seres inconsequentes que se acham donos da razão e de tudo que os rodeia, mas que não são capazes de organizar e cuidar do próprio lixo. “E segundo a minha amiga Jiih haveria existir uma lixeira exclusiva á SOCIEDADE, ao menos assim a fonte dos nossos problemas haveriam de diminuir”…
O Grupo está pensando em fazer esse ”Mutirão do lixo” há cada 15 dias e se alguém mais estiver interessado é só falar comigo ou com o face da Yohranna Vasconcelos, Lumas, Aram Zap, Jiih, Feeh Mathias, Jackson Luis Nizer, Douglas Rodrigues, Luã Novacki, Fabiana Rank, Eduardo Vasconcelos, Sabrina Carlin e Gabriel Roik. “Convidem a galera e vamos que vamos, revolucionar essa forma de ‘viver’’. Se os outros gostam de viver sob o lixo, nós haveremos de mudar, pois somos todos Anjos de Deus, queremos mudança e pra isso corremos de atrás de tais mudanças”.
O que diz Yohranna Vasconcelos
Prontamente, Yhoranna respondeu prontamente nosso pedido através do facebook, dizendo: “então, somos integrantes do grupo de jovens Anjos de Deus do Santuário Nsa Aparecida de Mafra. Indignados com a sujeira das ruas, causada pelo povo Riomafrense, em consenso com o grupo resolvemos tomar uma atitude e saímos as ruas na tarde de domingo 17.02.2013. Não queremos elogios, pois é vergonhoso termos que chegar a esse ponto, nada disso seria preciso se o ser humano fizesse a sua parte. Queremos de alguma forma tentar conscientizar o cidadão, também mostrar que não cai pedaço de ninguém dar um rumo certo pro lixo produzido”.
Interessados em se integrar com este prestimoso grupo, podem acessar os facebooks acima nominados, ou pedir informações na Secretaria do Santuário.