No dia 1º de maio aconteceu mais um circuito de Turismo Rural nas localidades de Butiá do Braz, Augusta Vitória e Rio do Cedro. Iniciando pela manhã, o passeio incluiu visita as propriedades rurais, roda de chimarrão, causos e histórias da época dos tropeiros, produtos para degustação e refeições coloniais. O passeio contou com a expressiva participação da comunidade riomafrense.
Locais visitados
Gruta da Santa Emídia: o local foi ponto de parada do monge São João Maria, a comunidade preserva esse local e realiza romarias nas sextas-feiras santas. Propriedade de Ico Puttkamer.
Produtos In Natura: Propriedade de Mário Skonieski produz e comercializa aipim in natura. Seu produto está no mercado há mais de dez anos e écomercializado no município de Mafra e região. Neste local os visitantes conheceram o processo de produção e os benefícios do produto.
Patrimônio Histórico: trator mais antigo da região foi o primeiro a chegar à comunidade de Augusta Vitória, no ano de 1949. Proprietário Antônio First.
Pesque-pague Paraíso: Propriedade de Osildo Dvojaski, o local apresenta amplo espaço natural e possui vários tanques destinados à pesca, campo para prática esportiva, churrasqueiras e lanchonete. Neste local foi servido um delicioso almoço, acompanhado de animada música, apresentada por músicos da comunidade.
Cachoeira família Czermach: As águas cristalinas da cachoeira formam uma convidativa piscina natural, esse atrativo natural é muito apreciado, pelos moradores da localidade nos dias de calor. Localizado no Rio do Cedro, proprietário Irineu Czermach.
Salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes: Neste local os visitantes foram gentilmente recepcionados por algumas famílias da comunidade, com chimarrão e narração de histórias e causos do tempo dos tropeiros, pela historiadora Samieli Czermach e Irineu Czermach.
Associação Vitória: Formada pela parceria de mulheres da comunidade, os principais produtos da associação são bolachas, pães e bolos. Neste local os participantes degustaram e adquiriram produtos.
Sítio Trigêmeos: Propriedade de Chirlei e Ernani Kitchaw, cultivam uvas e amoras pretas paraprodução de vinhos, licores, sucos e geléias. No local, os visitantesreceberam informações sobre o processo de produção, adquiriram os produtos e degustaram um saborosocafé colonial.
Opinião dos Turistas
Para a Família Valério o passeio turístico foi maravilhoso, “porque é uma oportunidade especial para conhecer as belezas naturais do nosso município, valorizando o investimento dessas famílias, que permanecem na área rural e que estão apostando no turismo rural. Foi um dia agradável, alegre e muito descontraído, com muitos lugares encantadores, almoço e café colonial delicioso, parabenizamos todas as famílias da Augusta Vitória, Butiá do Braz e Rio do Cedro que nos acolheram com muito carinho. Enaltecemos também o trabalho realizado pelo Conselho Municipal do Turismo, principalmente o trabalho e o carisma da professora Eliane que acompanhou este passeio. Mafra é com certeza o melhor lugar para se viver”.
Resultados
Ao final do passeio era visível a satisfação dos participantes, pois além da variedade dos atrativos da rota, foram recebidos com muita hospitalidade pelos proprietários rurais. A comunidade de Augusta Vitória destaca-se, nesse roteiro, pela sua cordialidade, por valorizar suas origens e preservar a sua história.
O Conselho Municipal de Turismo está muito satisfeito com os resultados, pois o turismo rural vem se fortalecendo cada vez mais no município de Mafra. “Este trabalho é resultado da comunidade organizada e comprometida. Só temos a agradecera todos os parceiros que tem colaborado na realização deste trabalho: Asaprima, BNAF, Jornal Gazeta de RioMafra, Secretaria Municipal de Turismo, UnC e especialmente aos produtores rurais e a comunidade riomafrense pela expressiva e sempre animada participação!”ressaltou Eliane Villa Lobos, presidente do Comtur.
Próximos passeios
Os próximos passeios serão agendados e organizados por representantes das rotas de turismo rural. Na 1ª Rota a representante será Diuliane Ruthes, da comunidade de Vila Ruthes, agendamento e informações podem ser feito através dos telefones (47) 9179-5367; 9171-4881.
Na 2ª Rota os passeios serão organizados pelo professor Edson Dvojaski, da comunidade de Augusta Vitória, contato e informações nossos telefones: (47) 9106-7039 e (47) 9996-2103.
O Comtur esclarece que não estará mais organizando passeios, pois já cumpriu sua meta, que era a implantação e divulgação das rotas, mas continuará dando todo apoio e assistência necessária aos novos organizadores.