Na tarde da quinta-feira (26), colaboradores da AGM Indústria e Comércio de Embalagens Ltda, empresa localizada no bairro Tijuco Preto, participaram de uma palestra organizada pela ONG Bom Samaritano, a palestra teve como tema a prevenção ao uso de drogas ilícitas.
Durante o evento, o presidente da ONG, pastor Douglas Julio Dias, disse que quando se fala em drogas, é preciso ver com outros olhos, não apenas do ponto de vista proibitivo e da repreensão, mas descobrir quais sãos as causas sociais que levam os jovens para esse lado sombrio. “As drogas não são apenas casos de polícia, se fosse simples assim, bastava deixar o individuo preso por um tempo que tudo estaria resolvido, sabemos que na prática não são assim que as coisas funcionam. A sociedade precisa entender que as drogas como um todo, é uma doença social, que é preciso se organizar, discutir e procurar soluções.”
Outro ponto apontado pelo pastor, é que quando se fala de sociedade organizada está se falando dos órgãos públicos, das empresas, das políticas públicas, escolas, igrejas, associações e principalmente a família. “O que leva um jovem trocar uma vida de realizações por ter uma vida envolta às drogas? A resposta pode parecer simples, mas não é. Sempre digo em minhas palestras que quando a criança nasce, ela é completamente dependente de seus pais, não é atoa que em muitas vezes quando o bebê está chorando, basta o pai ou a mãe pegar esta criança no colo que o choro acaba. Infelizmente muitas crianças nascem em um lar completamente sem estrutura, em famílias onde existem brigas, separações, mimo em excesso, traições, e falta de dialogo, neste ambiente, a criança cresce sem referencial, aliado as más companhias, drogas é o próximo passo.”
Para finalizar, o Pastor Douglas orientou aos pais presentes que não adianta apenas dizer aos seus filhos que as drogas matam e que elas são perigosas. O melhor remédio ainda é a prevenção. “O jovem viciado, mesmo sabendo que aquela dose estará lhe fazendo mal, ela fara qualquer coisa, inclusive matar e roubar, só para ter mais uma vez aquela sensação e o prazer que aquele momento lhe proporciona. Por isso cabe à família estar presente, dialogar e proporcionar um ambiente de amor e acolhimento, só assim nossa família estará segura deste mal.”
Sobre a ONG
A Associação Bom Samaritano desenvolve várias projetos sociais, entre eles, palestras e cursos gratuitos dos mais diversos temas. Oferece apoio psicológico e profissional para famílias vítimas de álcool e drogas. Para saber mais, acesse: www.bomsamaritano.org.br