O Comando da Guarnição Especial de Mafra, tenente coronel Rogério Vonk, está iniciando a implantação do Projeto Escola Segura, que tem como missão aumentar a sensação de segurança nos estabelecimentos de ensino, proporcionar ao público escolar a segurança necessária ao bom andamento do ano letivo coibindo a presença de pessoas estranhas e atos ilícitos nas proximidades de escolas, bem como proteger crianças e adolescentes de situações de risco e vulnerabilidade, ocasionadas pelo consumo de bebidas alcoólicas e/ou drogas e outros.
O policiamento nas escolas contará com duas modalidades distintas: a ronda escolar que já é executada atualmente, nos horários de entrada, intervalos e saídas dos alunos e a patrulha escolar que contará com uma equipe de policiais militares que irão realizar além das ações da ronda escolar outras formas mais abrangentes de identificação, priorização e solução dos problemas de segurança dos estabelecimentos de ensino e estarão nas escolas durante todo o horário de aulas.
Crianças e adolescentes que forem identificados fora da escola em horário em que deveriam estar em aula, serão reconduzidos a sua escola, para que não permaneçam em situação de vulnerabilidade. Essa condução sempre que possível será feita pelo Conselho Tutelar, porém, caso o mesmo não tenha disponibilidade naquele momento, a viatura da Polícia Militar fará a recondução do aluno à escola.
“É importante deixar bem claro que a eventual condução realizada no interior de viaturas, de crianças ou adolescentes que se encontrem em situações de vulnerabilidade, ocorrerá como medida protetiva aos mesmos, preservando-os de quaisquer formas de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão (art. 5º ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente)”.
Para viabilizar a implantação do Projeto Escola Segura, o comando da Polícia Militar de Mafra, primeiramente se reuniu com o juiz da Infância e Juventude, Rafael Germer Condé, e com o promotor da Infância e Juventude, Alicio Henrique Hirt.
O Conselho Tutelar de Mafra foi o próximo órgão a conhecer o projeto e tornar-se parceiro nas ações nele previstas. Através da Gerência Regional de Educação de São Bento do Sul, da Secretaria de Educação de Mafra e escolas particulares do município, os diretores e diretoras das escolas da rede pública e particular de ensino, visitaram a sede da guarnição especial de Mafra, onde conheceram o projeto.
Todos foram unânimes em apoiar a iniciativa que irá aumentar significativamente a sensação de segurança nas escolas. Finalmente o comando reuniu os policiais que irão executar as ações previstas no projeto, repassando instrução e as determinações necessárias ao desenvolvimento do mesmo.
As escolas encaminharão aos pais folheto informativo e explicativo das ações e medidas que serão tomadas durante a aplicação do projeto.