Na última semana, diretor-presidente da Companhia de Habitação do Estado de Santa Catarina (Cohab/SC), Ronério Heiderscheidt, divulgou o programa “A Casa é Sua”. Este programa do Governo do Estado vai beneficiar cerca de 25 mil famílias catarinenses, sendo 246 em Mafra.
O programa “A Casa é Sua”, que tem validade de três meses, foi criado para proporcionar a titularidade definitiva dos imóveis às famílias que receberam uma casa da Cohab nos últimos anos, e irá garantir até 97% de desconto nas taxas cartorárias.
Outro benefício é para aqueles mutuários que ainda possuem débito junto à Cohab também terão até o dia 30 de setembro para renegociarem seus débitos com até 70% de desconto. “Aqueles que estão com as contas em dia, ou que estão inadimplentes, poderão quitar suas prestações e assim conseguir a escritura definitiva da casa”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Regional.
Foram entregues ao diretor de habitação da prefeitura de Mafra, Osmar Santos, os 246 boletos de quitação de financiamento habitacional para as famílias contempladas pelo programa “A Casa é Sua”. O programa encerra sua validade no próximo dia 30 de setembro. Além da entrega dos boletos, foi assinada uma solicitação à Caixa Econômica Federal para que de avalie o terreno da Cohab, de 41 mil m², no bairro Jardim América, para a construção de mais 92 unidades habitacionais. O documento foi assinado pelo secretário Wellington Bielecki, o diretor presidente da Cohab, Ronério Heiderscheidt e pelo prefeito de Mafra, Roberto Scholze.
Maratona e inauguração
Além de Mafra, a comitiva da Cohab, juntamente com a SDR Mafra visitou mais três cidades. Na terça-feira, 6, em Rio Negrinho, foram entregues 213 carnês ao prefeito Alcides Grohskopf e ao e com o secretário municipal de Habitação e Promoção Social, Agostinho Odisi. Na quarta-feira, 7, o prefeito de Papanduva, Dario Schicovski, acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Comunitário, Glaci Hoster, e o diretor de Habitação, Wilson Roberto da Veiga, receberam 152 carnês que serão distribuídos às famílias.
À tarde, em Monte Castelo, foram entregues 24 moradias populares. Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Cohab, Prefeitura e Cresol garantiu o investimento de aproximadamente R$ 400 mil no setor habitacional do município. Ficou sob-responsabilidade da Cohab o papel de entidade organizadora, com o acompanhamento e fiscalização das obras. Já à prefeitura couberam os custos para a implantação de infraestrutura no local (terraplanagem, redes de energia elétrica, água e esgoto), além da aquisição do terreno para construção das moradias.
Para encerrar a entrega dos carnês, foi entregue simbolicamente a chave ao morador Michel Júnior de Paula.