Foi realizado no dia 23 às 10h o ato inaugural da sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra, com a presença de autoridade rionegrenses, clubes de serviços e convidados, num momento especial que passa a fazer parte da história de luta e conquistas em prol da causa oncológica.
Fundada em 13/03/1962, inicialmente vinculada à Liga Paranaense de Combate ao Câncer /Curitiba, a Rede acompanhou o passar do tempo e seus objetivos foram ampliados, sendo que em 1995 viu-se a necessidade de desvincular a RFCC de Riomafra da entidade com sede em Curitiba.
Em junho de 1995 houve o desmembramento da Entidade, passando a razão social para Rede Feminina de Combate ao Câncer – RFCC de Rio Negro e Mafra, com a aprovação de estatuto próprio e instituição de pessoa jurídica independente.
Atualmente a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Rio Negro e Mafra conta com 33 voluntários que dedicam parte de seu tempo ao paciente oncológico, procurando atender as suas necessidades e desenvolver ações educativas com objetivo da promoção e prevenção à saúde.
Conforme a presidente da RFCC, Luciane Maria Machado Lorenzzi, ao longo dos anos, mesmo realizando de forma efetiva este trabalho, o voluntariado da Rede acabou “sentindo a falta de uma identidade própria, um espaço que a referencie como instituição que nossos pacientes tenham e um lugar apropriado para buscar e receber atendimento”.
E foi esse o espaço cedido por um amigo e voluntário da Rede que registrou-se o início de uma nova etapa e o fortalecimento de vínculos e aperfeiçoamento do trabalho que já vem sendo realizado com o apoio de colaboradores e parceiros.
A nova sede da rede Feminina de Combate ao Câncer é na rua Nicolau Bley Neto nº 130 em Rio Negro, e está aberta a quem quiser conhecer melhor o trabalho e participar como parceiro. O horário de atendimento é das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 16h, com as reuniões dos voluntários acontecendo na ultima terça-feira de cada mês às 18h30min. “Abrace esta causa e ajude a RFCC”, conclui a presidente.