O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) em parceria com a Secretaria de Turismo, Asaprima, BNAF e UnC, realizaram no dia 06 de novembro mais um circuito de Turismo Rural, nas localidades de Butiá do Braz, Augusta Vitória e Rio do Cedro. Esta rota, além dos atrativos naturais, conta também com atrativos culturais, pois passa pela antiga estrada dos tropeiros.
O passeio contou com participação dos organizadores e de pessoas da comunidade riomafrense. Iniciando pela manhã, incluiu visita às propriedades rurais, roda de chimarrão, causos e histórias da época dos tropeiros, produtos para degustação e refeições coloniais.
Roteiro
Gruta da Santa Emídia: o local que se tornou popularmente conhecido devido ao fato de ter sido ponto de parada do monge São João Maria. De propriedade de Ico Puttkamer.
Produtos In Natura: Propriedade de Mário Skonieski produz e comercializa aipim in natura. Seu produto está no mercado há mais de dez anos, sendo comercializado no município de Mafra e região.
Patrimônio Histórico: trata-se do trator mais antigo da região, foi o primeiro a chegar à comunidade de Augusta Vitória, no ano de 1949. Proprietário Antônio First.
Pesque-pague Paraíso: Propriedade de Osildo Dvojaski, o local apresenta amplo espaço natural e possui vários tanques destinados à pesca, campo para prática esportiva, churrasqueiras e lanchonete. Neste local foi servido um delicioso almoço, com produtos produzidos na comunidade.
Cachoeira família Czermach: na localidade de Pedra Fina, na propriedade de Samieli Czermach, esse atrativo natural é muito apreciado, pelos moradores da localidade, nos dias de calor. As águas cristalinas da cachoeira formam uma convidativa piscina natural.
Salão da Igreja Nossa Senhora de Lourdes: é um importante ponto de encontro da comunidade. Neste local os visitantes foram gentilmente recepcionados, por algumas famílias da comunidade, com chimarrão acompanhado de canções pelo músico Francisco Skonieski e narração de histórias e causos do tempo dos tropeiros.
Associação Vitória: A associação é formada pela parceria de mulheres da comunidade. Os principais produtos da associação são bolachas, pães e bolos. Neste local os participantes do passeio adquiriram produtos da associação.
Sítio Trigêmeos: Propriedade de Chirlei e Ernani Kitchaw, cultivam uvas e amoras pretas para produção de vinhos, licores, sucos e geléias. No local, os visitantes, além de adquirirem os produtos, também receberam informações sobre o seu processo de produção e degustaram um lanche colonial.
Turistas
Para a participante Maysa Dzus o passeio foi maravilhoso, representou um enriquecimento humano e cultural, pois além da beleza dos atrativos naturais a hospitalidade dos proprietários rurais foi um grande diferencial. E para a estudante Angelica Altmann o passeio mostra a importância da valorização das riquezas do nosso interior e da preservação do meio ambiente. “Foi um passeio agradável que pretendo repetir com outros amigos e familiares”.
Resultados
Ao final do passeio, era visível a satisfação dos participantes, pois além da variedade dos atrativos da rota, foram acolhidos com muita hospitalidade pelos proprietários rurais. A comunidade de Augusta Vitória destaca-se, nesse roteiro, pela sua organização, por valorizar suas origens e preservar a sua história.
O Conselho Municipal de Turismo está muito satisfeito com os resultados, pois o turismo rural começa a se consolidar no município de Mafra. “Este trabalho é resultado da comunidade organizada! Só temos a agradecer a todos os parceiros que tem colaborado na realização deste trabalho, em especial, aos produtores rurais e a comunidade riomafrense pela expressiva e sempre animada participação!” ressaltou Eliane Villa Lobos, vice-presidente do COMTUR.
Interessados em obter informações podem entrar em contato com a Diretoria do COMTUR pelo telefone (47)9935-6567 ou na Secretaria de Turismo no: (47) 3642-0488.
Fotos: J.C. Grein Xavier