A tarde da última quarta-feira, 30 de setembro, foi marcada pela solenidade de homenagem “Honra a quem tem honraâ€, que concedeu o certificado de “Honra ao Mérito†a pessoas que contribuem para o resgate histórico e cultural do município e para a educação de nosso jovens. O evento foi realizado pelas Secretarias de Educação e de Cultura e Turismo, no Arquivo Público Municipal.

Na ocasião foi homenageado o Dr. Willian Jofre Almeida de Barros, nascido em Rio Negro, onde viveu durante os seis primeiros anos de sua vida. Willian é sobrinho do Dr. Ovande Ferreira do Amaral. Atualmente reside em Blumenau e na data do dia 30 de setembro, retornou ao município para fazer a doação de um exemplar do livro do Centenário da Imigração Alemã.

Dr. Willian veio acompanhado da família e destacou que fez a doação para que as memórias contidas nele sejam preservadas, sendo este devolvido ao seu local de origem, onde pode ser útil nas pesquisas e no conhecimento a cerca do passado da cidade.

Também recebeu a homenagem na data a artesã Doralice Horn, que desenvolveu junto com seu esposo Meinrard Horn a “Cidade de Belém†e as “Oratóriasâ€, ambos em palha de milho, que estão em exposição no Parque Ecoturístico Municipal São Luis de Tolosa. Doralice também já representou o município em diversas Feiras Nacionais e Internacionais, destacando o artesanato rionegrense em diversas cidades e países.

Doralice agradeceu a homenagem e destacou que a Associação dos Artesãos de Rio Negro – Assoart é referencia em todo o Estado. Falou sobre sua afeição pelo município e o quanto fica honrada em representar Rio Negro.

A professora Xenia Isi Conte, também foi uma das rionegrenses homenageadas. Ela foi professora do Grupo Escolar Barão de Antonina e sempre dedicou a vida a ensinar as crianças e jovens. A aposentadoria veio após 30 anos de serviço muito bem aproveitados.

A professora destacou o orgulho em trabalhar com o ensino de jovens. Lembrou os tempos que lhe proporcionaram muita alegria e agradeceu a lembrança do município por sua atuação.

Encerrando a solenidade, o vice-prefeito de Rio Negro, James Valério, agradeceu aos homenageados pelos seus feitos pelo Município. Destacou o orgulho em ser rionegrense e ver a determinação com que os conterrâneos aqui vivem e fazem a nossa história.

O evento também contou com a presença do vereador de Rio Negro, Elcio Colaço; do tenente Venturini, representando o comando do 5º Regimento de Carros de Combate e da presidente da Assoart, Lilian Kavanagh Gonçalves.