Os estudos relativos ao tráfego no entorno da Praça Hercílio Luz foram elaborados pelo DNIT e um grupo de empresários locais, constituído por representantes dos mais diversos segmentos e sociedade em geral, com o intuito de demonstrar a viabilidade técnica de se promover alterações no sistema viário que efetivamente podem amenizar significativamente os congestionamentos diários verificados na região central do município de Mafra, com consequências também sobre o trânsito de Rio Negro, sem a efetiva necessidade de construção de uma terceira ponte de ligação entre os municípios de Mafra e Rio Negro.
“Num primeiro momento, cabe destacar que os problemas de saturação dos sistemas viários da maioria das cidades deve-se à evolução galopante da frota de veículos, consequência também da melhoria das condições econômicas do país, com agravantes para os grandes centros urbanos”, diz o engenheiro Izaldo Carlos Kondlatsch, da Unidade local do DNIT.
A frota de veículos automotores registrados no DETRAN na última década no município de Mafra passou de 10.654 veículos em 2002 para 29.903 veículos em 2012, numa evolução de 181%. Rio Negro apresentou uma evolução menor no mesmo período, registrando um acréscimo de 54%. Ou seja, circulavam em Mafra em Rio Negro no ano de 2002, 22.853 veículos, enquanto que em 2012 essa frota já era de 48.694 veículos.
“Existem, entretanto, ajustes e alterações que podem ser realizados no sistema viário urbano as quais, se implantadas, se não resolverem o problema na totalidade – o que nos parece quase impossível, visto que a frota de veículos aumenta ano após ano – podem causar um enorme alívio nos congestionamentos e uma maior fluidez no trânsito”, aponta.
Duas propostas são apresentadas
A 1ª Proposta de alteração consiste simplesmente no deslocamento do trânsito da rua Marechal Floriano em direção à rua Felipe Schmidt, Prefeitura e Vila Ivete por sob a Ponte Rodrigo Ajace. Entretanto, essa alternativa requer investimentos significativos na pavimentação e elevação do greide da rua Benemérito Pedro Kuss – exigindo obras de contenção, possibilitando assim o uso, além da rua Getúlio Vargas (única que atualmente possui ligação com a rua Benemérito Pedro Kuss), também das ruas Martin Hau, São João e Travessa Cruzeiro, distribuindo assim o tráfego ao longo da Rua Dr. José Boiteux. Dessa forma, se eliminariam 04 dos 05 intercruzamentos existentes no entorno da Praça Hercílio Luz. Poder-se-ia, nessa situação, direcionar o tráfego oriundo de Rio Negro em direção à Av. Cel. José Severiano Maia diretamente da Ponte Rodrigo Ajace em direção à rua Marechal Floriano, sem a necessidade de contornar a Praça. Contemplaria ainda a possível inversão de sentido da rua Vitorino Bacelar, entre a Prefeitura e o Hotel Emacite.
Assim, dos atuais cinco intercruzamentos existentes, sobraria apenas um.
A 2ª Proposta de Alteração elaborada pelo DNIT, além de comportar parte das alterações mencionadas na proposta anterior, trata da implementação de “Eixões” de tráfego na cidade: a rua Felipe Schmidt e a Av. Frederico Heyse comportariam o fluxo Centro – Alto de Mafra, e a rua Marechal Floriano contemplaria o tráfego no sentido Alto de Mafra – Centro (até a Av. Cel. Severiano Maia). Essa configuração desfaz todos os cruzamentos existentes no entorno da Praça Hercílio Luz, deixando o trânsito da naquela região totalmente desobstruído.
“Cabe ressaltar que essas alterações ocasionariam também a necessidade de reestudo do tráfego em outros pontos críticos da cidade. O estudo não pode ser estanque, vislumbrando uma única região. O tráfego de uma cidade é dinâmico e, para a realização de qualquer alteração, requer estudos técnicos aprofundados, com levantamentos precisos que espelhem, além da quantidade numérica, também a situação de cada fluxo (pesquisas de origem – destino)”, salienta Izaldo Kondlatsch.
Ele enfatiza que há, entretanto, situações fáticas: nenhuma alteração com o intuito de solucionar os congestionamentos daquela região alcançará êxito sem que ocorra o deslocamento do tráfego da rua Marechal Floriano em direção às ruas Felipe Schmidt e Vitorino Bacelar, por sob a Ponte Rodrigo Ajace.
Também, qualquer que seja a proposta de alteração, deverá contemplar o fluxo em duas faixas de tráfego no início da rua Felipe Schmidt até o início da rua Mathias Piechnick (Praça dos Bancos), proibindo assim o estacionamento no lado esquerdo da primeira rua nesse segmento.
Há ainda outras alterações viáveis tecnicamente e interessantes sob o ponto de vista da fluidez do trânsito, como a ligação da Av. Cel. José Severiano Maia à rua Benemérito Pedro Kuss por trás do antigo mercado municipal e o redimensionamento da rotatória em frente à Agência dos Correios. “Boas ideias e sugestões não faltam, caberá à Prefeitura Municipal de Mafra conduzir esse processo de elaboração e compilação de estudos e projetos e desenvolver uma Projeto Executivo de Engenharia que possibilite a alavancagem de recursos para a efetivação dessas modificações.
O DNIT motivou o assunto na última reunião do grupo de empresários, realizada em 07 de fevereiro na UnC porque, sendo o Órgão Federal ligado à área de infraestrutura e gestor dos bens patrimoniais da extinta Rede Ferroviária Federal SA – RFFSA pode contribuir para a solução de alargamento e prolongamento da rua Benemérito Pedro Kuss, desde a Ponte Rodrigo Ajace até após a antiga estação ferroviária de Mafra, onde hoje está instalada a Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura Municipal de Mafra. A área necessária à ampliação daquela via urbana é parte da faixa de domínio da extinta RFFSA, tendo o DNIT já iniciado as tratativas junto à Prefeitura Municipal de Mafra e Secretaria de Patrimônio da União – SPU, para a sua transferência ao município.
”As soluções propostas não apresentam a pretensão de serem adotadas como a solução única aos problemas de congestionamento do tráfego na região central, e visam unicamente demonstrar que há soluções possíveis para esse problema que, de maneira ou outra, afeta toda a população”, finaliza o engenheiro.
Alteração de trânsito na Praça Lauro Muller
As alterações no trânsito em Mafra já estão tendo início.
Em nota a Prefeitura de Mafra informou que a partir da próxima segunda-feira, dia 25, haverá alteração no trânsito na Praça Lauro Müller. A rua lateral à praça Lauro Müller, onde há o ponto de táxi, será aberta para o tráfego de veículos que vêm da rua Felipe Schmidt para a Avenida Frederico Heyse.
A alteração visa facilitar o acesso à avenida, sem que o motorista precise passar por dois semáforos. Para o melhor fluxo da via em questão, a parada dos táxis será deslocada para o outro lado da via, à direita. Vale lembrar que o estacionamento continuará exclusivo para táxis.
Outra consequência positiva da mudança será a possibilidade de um maior número de veículos conseguir passar pelo semáforo aberto em direção ao Alto de Mafra, Vila Nova e Restinga, melhorando a trafegabilidade na Praça.